17 março 2004

reencontro triunfal com o babulina

acabo de confirmar uma suspeita muito antiga: jorge ben é, na minha tosca opinião, o melhor músico brasileiro desde noel rosa. não pela qualidade das composições e arranjos, mas pela força e originalidade dos mesmos; e pelo suíngue único do seu riff de três acordes, aparentemente simples, mas de uma integridade inédita na música brasileira.

não à toa o caboclo tá nas paradas há mais de quarenta anos(!). com o seu samba esquema novo, ele criou um ramo à parte na música popular brasileira. rendeu diversos frutos, mas nenhum que sequer se aproximasse do seu gênio. pérolas em sua discografia não faltam: a tábua de esmeraldas (1972), áfrica brasil (1976), o bidú - silêncio no brooklin (1967), são apenas alguns.

mesmo quando enfrentou um período menos inspirado nos anos 80 (culpa da produção do liminha?), lapidou algumas jóias eternas. foi mais ou menos então que o descobri. na época de garimpagens musicais da adolescência que acabaram redundando na criação do cordão do boitatá anos depois, joão (juan gris), meu velho amigo de sempre, aparece com vários discos dos anos 70 do "babulina", emprestados de um outro amigo. foi uma epifania. logo estávamos cantando suas canções em rodinhas de amigos, cuja reações era de um espanto divertido. logo em seguida, o bidú explode no brasil inteiro com w/brasil.

assisti a tantas apresentações que já conhecia de cor o roteiro das músicas. e por conta disso, acabei indo parar no palco do teatrão da uerj, empurrado por amigos, para cantar o refrão de ela veio da costa do marfim ("pega a mulher do 22, ganha a mulher do 22, beija a mulher do 22, ama a mulher do 22"). antes de sair de cena, completamente elétrico, resolvi não deixar o momento escapar e dancei no palco. foi uma ovação. dois anos depois, ainda tinha gente que perguntava se eu não era o cara do show da uerj.

as letras, entre líricas, místicas e completamente absurdas, contêm um alto astral impressionante, capaz de espantar a depressão mais encravada. até a música que ele fez para sacanear o roberto carlos quando ele deu - segundo a lenda - uns pegas na fafá de belém ("roberto corta essa, lugar de dragão é na caverna"), o tom é bem-humorado.

por recomendação do dudu, baixei o soulseek, e pude reencontrar músicas que não ouvia há mais de dez anos. baixei inteiro o solta o pavão (1975), que está entre os três melhores álbuns (se é que consigo fazer esse tipo de classificação, fã babão que sou). a veia religiosa ainda está forte, bem como o nonsense, como cuidado com o bulldog. das do primeiro tipo destaco jorge de capadócia, que a fernanda abreu transformou numa bobagem dançante, esvaziando-a de sua forçaa de oração; luz polarizada (hermética como hermes tri, da tábua de esmeraldas, e mais as duas a seguir:

Assim falou Santo Tomaz de Aquino

A semelhança da criatura com Deus é tão imperfeita que não chega a ser um gênero comum
Pois certos nomes que implicam relação de Deus com a criatura
Dele se predicam temporariamente e não são eternos, não são eternos...
Deve se saber que quem ensinou que a relação não é uma realidade da natureza, e sim da razão
Estão enganados, puramente enganados, estão errados, puramente enganados
Deus não é uma medida proporcionada ou medida
Por isso não é necessário que esteja contido no mesmo gênero da criatura
No mesmo gênero da criatura, da criatura

Por isso dobro meus joelhos diante do Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo
Do qual toda Sua sábia paternidade toma o nome nos céus e na Terra
Assim falou Santo Tomaz de Aquino

"Senhor, que tens tido feito o nosso refúgio"

...
(só jorge ben para transformar filosofia em letra de música, e ainda por cima, com tamanho suíngue...não é à toa que dizem que ele consegue musicar até bula de remédio...)

Velhos, flores, criancinhas e cachorros

Deus Todo-Poderoso, eterno pai da luz, da luz
De onde provém todos os bens e todos os dons perfeitos
Imploro Vossa misericórdia infinita, infinita
Deixai-me conhecer um pouco de Vossa sabedoria eterna
Aquela que circunda o Vosso trono que criou e fez, que tudo faz e conserva tudo
Fazei-me digno, enviando do céu pra mim, pra mim
Imploro por Vós e por Jesus Cristo, por Jesus Cristo
A pedra celeste e angular, miraculosa, miraculosa
estabelecida por toda eternidade, maravilhosa, maravilhosa
Que comanda e reina convosco, que comanda e reina convosco
Meu Deus Todo-Poderoso

Mas eu preciso salvar os velhos,
Eu preciso salvar as flores,
Eu preciso salvar as criancinhas e os cachorros