28 março 2004

teorias conspiratórias

sou daqueles que acreditam que a paranóia é uma forma desenvolvida de inteligência. hoje, enquanto almoçava, assisti a alguns trechos da série 24 horas, com o kiefer sutherland. não me levem a mal, do pouco que vi até hoje do programa, gostei muito, como gostava do arquivo x ("x-filés", para os íntimos). mas, vamos aos fatos:

fato 1: arquivo x foi lançado em setembro de 1993, como parte de uma campanha para recuperar a a credibilidade do fbi perante a opinião pública estadunidense, cinco meses depois de o desastrado massacre de waco (texas) ter provocado a morte de 80 pessoas, 21 delas, crianças.

fato 2: 24 horas foi lançado em 6 de novembro de 2001, quase dois meses depois do ataque às torres gêmeas. no entanto, em fevereiro de 2001, o diretor da cia, george tenet, alertava o congresso para a forte probabilidade de ataques a alvos civis empreendidos por bin ladin e a al-qaida (embora afirmasse então que o iraque não oferecia ameaça ao país).

pergunta: será que a agência de informações já não buscava conquistar a simpatia dos cidadãos americanos antecipadamente, numa estratégia para justificar a futura ofensiva da "guerra contra o terror"?