05 fevereiro 2005

mídia de guerra

acabei de assistir ao documentário control room, da cineasta egípcia jehane noujaim, sobre a cobertura da guerra do iraque pela rede de tevê al jazeera, do qatar.

trata-se de um importante registro sobre os bastidores de uma cobertura jornalística, sobre manipulação, propaganda (no sentido goebblesiano do termo) e objetividade. o período abordado vai desde os primeiros momentos da invasão até a tomada de bagdá. é interessante ver a primeira emissora independente do oriente médio espremida entre dois fogos, estadozunidense e iraquiano, acusada de parcialidade; e como, em retaliação, as forças do wc bullsh bombardeiam o escritório da emissora na capital iraquiana -- matando o correspondente tarik ayyoub -- e mais outras duas emissoras de tv.

na verdade, a má vontade de bullsh com a al-jazeera não é nova, tendo-se em vista que suas forças militares já haviam feito o mesmo no afeganistão. um trecho da notícia copiada do the guardian (o resto tá aqui):

The antagonism between Washington and Al-Jazeera goes back to the 2001 bombing of Afghanistan when, after the station showed a tape of Osama bin Laden, a US cruise missile hit the Kabul bureau. Then in April, after beaming pictures of Iraqi civilians mutilated by US air raids and tape of American prisoners in Iraqi hands, a US jet targeted the Baghdad bureau, killing a reporter. Al-Jazeera had earlier given the co-ordinates of the offices to the Pentagon to prevent any accidental bombing.

ah, só como curiosidade: apesar de ter papado um monte de prêmios, o filme não foi selecionado para o oscar. um doce para quem adivinhar o motivo... espero que não demore muito a estrear aqui.