22 março 2005

que merda, hein, coleguinhas?!

procurando a notícia assistida no jornal da globo sobre uma revolta popular agora à noite, num município entre brasília e goiânia, causada pela aprovação na câmara de vereadores de uma medida que concede mais dois salários à prefeita (?) e ao vice, não achei nada. procurei nas versão online do globo, do jb e do correio braziliense, da folha de são paulo, e nada (o estadão virtual é um nojo! nunca vi um veículo criar tantas dificuldades aos não-assinantes. será que o comercial acredita que, proibindo o conteúdo, vai recuperar a parcela de leitores do impresso. até os gringos estadunidenses sabem que não é por aí o caminho das pedras). no site do próprio jornal da globo, a edição exibida ainda é a de sexta.

em todos, notícias sobre o novo atirador adolescente nos estadozunidos, o ultimato de severino xique-xique ao lula, entre outras notícias de agências. é isso que chamam de jornalismo em tempo real? pagam uns nerds para ficarem traduzindo notícias de agência, enquanto o pau come no quintal.

Update (finalmente, saiu a matéria no jornal da globo. na versão on-line dos impressos, por enquanto, necas de pitibiriba):

A população não gostou

Para quase todos os trabalhadores brasileiros, as regras são muito claras: um salário por mês e no fim do ano, o 13º. Mas no município de Cidade Ocidental, perto de Brasília, os vereadores decidiram dar, com o dinheiro do contribuinte, dois salários a mais ao prefeito e também à vice-prefeita. Acabou em confusão.

Foi uma noite agitada na Cidade Ocidental, município a 40 quilômetros do centro de Brasília. Divisa de Goiás com o Distrito Federal. Moradores revoltados com o resultado da votação tentaram entrar no plenário da Câmara e agredir os vereadores.
A polícia militar de Goiás respondeu com bombas de efeito moral e gás de pimenta. Algumas pessoas ficaram feridas.

O projeto foi aprovado por cinco votos a quatro. O prefeito e a vice-prefeita passam a receber 14º e 15º salários e vão ter aumento toda vez que o salário dos deputados estaduais for reajustado.

Atualmente o prefeito ganha 8.400 reais. Os vereadores também recebiam 15 salários por ano, mas o benefício foi cassado pelo Tribunal de Contas. “Noventa e cinco por cento dos prefeitos do Brasil recebem o 13º, 14º e 15º salários, por que o de ocidental não tem esse direito?”, argumenta o vereador Ney Perez, do PPS.

“Isso é um desrespeito com o povo brasileiro”, diz um morador da cidade.