14 janeiro 2006

a outra tabacaria

-- Tem idéia da probabilidade matemática de que um pedaço de matéria do universo seja escolhido para participar da biosfera, seja como uma folha, uma salsicha ou água potável? Ou mesmo ar respirável? As chances são de aproximadamente um quatrilhão para um! Nosso universo é um lugar prodigiosamente sem vida. Só uma partícula em um quatrilhão entra no ciclo da vida, no processo de nascimento e morte, desenvolvimento e decadência -- pense que evento raro isso representa. E agora peço que considere não a probabilidade de existência de um bocado de comida, uma gota d'água ou um sopro de ar, mas a probabilidade de existência de um embrião humano. Pegue a proporção da massa do universo: os sóis extintos, os planetas congelados, os montes de lixo cósmico que chamamos nebulosas, a enorme cloaca de poeira, cascalho e gás nóxio que chamamos de Via-Láctea, toda essa fermentação termonuclear, esse torvelinho de entulhos. Pegue a proporção entre essa massa total e a massa de um corpo humano. Aí tem você a probabilidade de que uma porção de matéria, igual ao peso de um homem, seja um homem...Esta probabilidade é negligenciável!

-- Negligenciável? -- perguntei.

-- Em outras palavras, você e eu, todos nós nessa sala, não podemos existir estatisticamente. Realmente não estamos aqui...


stanislaw lem, em "memórias encontradas numa banheira". livro dos mais estranhos, aflitivos e interessantes.

a página oficial do polaco cachorro doido merece uma olhada. principalmente o artigo sobre o remake de solaris pelo soderbergh.