16 março 2006

emule é a melhor diversão

o sal do preço do ingresso e o amargo do meu orçamento (?), aliados à facilidade de acesso proporcionada pela internet e uma banda razoavelmente larga, são os responsáveis por uma mudança radical de meus hábitos cinematográficos.

além dos filmes raros e curiosidades fora do catálogo, assisto primeiro a todos os lançamentos do cinema aqui em casa, para depois prestigiá-los na telona, se sua qualidade assim os autorizar. um exemplo já meio antigo disso foi sin city. dos oscarizados, tirando crash, que vi antes da consolidação definitiva do hábito (ano passado?), nenhum mereceu minha presença. nem mesmo good night, good luck ou syriana -- filmes de gente grande.

a propósito, fazem um carnaval com a pirataria nacional, mas só pode ser pelo volume de vendas, porque parece que quem domina o mercado são os europeus. a quantidade de versões em italiano, espanhol, francês e até alemão (nessa ordem) de qualquer novíssimo título americano supera em muito o número de cópias em inglês. motivo pelo qual até hoje não consegui assistir match point. o português fica atrás até do hebraico, na rede. provavelmente empatado com o guarani.