20 agosto 2003

Coisas que eu gostaria de ter escrito

Muito trabalho nos últimos dias. Apesar do pouco tempo de escrita aqui, creio que já posso desenvolver uma teoria. A quantidade de coisas copiadas é inversamente proporcional ao tempo disponível. Ou seja, não pude escrever, copio.

Ou vai ver eu não tenho muito o que dizer mesmo, o que é muito pior. Enfim, estava voando por aí e encontrei um texto interessante do Caco Galhardo. Pra quem não sabe, ele é o autor dos "Pescoçudos", uma tirinha publicada na Folha de São Paulo. Todos personagens na tira tem o pescoço jogado pra trás, o que os faz olhar pra cima o tempo todo. Estranho. No começo não gostava. Aquelas cabeças viradas me incomodavam e eu não entendia o porquê. Talvez seja alguma gíria dessa estranha cidade ao sul do Rio.

Só depois de insistir é que fui ganho pelo texto. E o traço do cara é original, justiça seja feita. De qualquer forma, já vi outras coisas dele e pude constatar que ele desenha melhor do que na tira. No Cybercomix tem uma mostra.

Mas vamos logo ao texto. Achei muito divertido. Tem gente que consegue se expressar bem de uma maneira, mas não consegue de outra. O Gil, por exemplo: faz lindas canções, tem um suíngue filadaputa, mas bota ele pra falar. Até que nos últimos tempos ele andou melhorando (liturgia do cargo?), mas antes era tão esquisito que o Chicanysio fez até um personagem imitando-o.

Já eu, por exemplo, escrevo médio e falo de forma um pouco confusa, principalmente para explicar alguma teoria das coisas do mestrado. Tem gente que sofre comigo, porque eu pego mesmo pra Cristo. E insisto. Mas o Caco manda bem de traço & texto.

Ei-lo:

A melhor comemoração de gol de todos os tempos

Caco Galhardo

Eu sempre penso que não deve haver emoção maior do que marcar um gol em um estádio lotado. O som da bola estufando a rede e no mesmo instante, milhares de pessoas explodindo com o grito de gol. Aí você sai correndo feito louco pelo gramado e é abraçado por um monte de gente. Dá de dez em qualquer orgasmo múltiplo.

Há várias maneiras de comemorar um gol, e cada jogador inventa a sua, fazendo dela sua marca registrada. O soco no ar de Pelé, por exemplo, virou uma imagem histórica. Já o aviãozinho do Ronaldo, confesso que acho meio bunda. O Bebeto embalando bebê então, chega a ser deprimente. Legal mesmo são as danças dos africanos na bandeirinha de escanteio.

Tem uma que é esquisita, a comemoração do Rivaldo. Ele cobre a cabeça com a camiseta e sai fazendo aviãozinho. É uma das mais feias de ver, mas cheguei à conclusão que deve ser a mais legal de fazer. Porque cobrir a cabeça, abrir os braços e sair planando pelo imenso gramado, não ver nada na sua frente e só ouvir a galera alucinada, deve ser uma das melhores coisas que alguém pode fazer na vida.

Então meu voto da "Melhor Comemoração de Gol" vai para o Rivaldo. É uma das mais feias, mas na minha opinião é a melhor. E quantas coisas na vida não são assim? Feias e boas pra cacete! Qualquer genitália está aí para comprovar!!!

Isso me fez lembrar de um episódio de uma série engraçadíssima chamada "Segura a Onda", que passa na HBO, em que um cara expõe sua teoria sobre a relação das mulheres com o pênis: o órgão masculino é tão feio, tão feio, que a única maneira de uma mulher se relacionar com ele é gostando muito do homem inteiro. Senão não dá. Por isso que mulher tem que gostar pra transar, senão não aguenta lidar com aquela coisa horrível!!!

Voltando à vaca fria, da próxima vez que entrar em campo para jogar bola, vou testar a comemoração do Rivaldo. Difícil mesmo vai ser marcar o gol, que sou aquele exímio perna de pau. Sou tão grosso que detono todo mundo. Não na maldade, é na ruindade mesmo, dando atropelão, cabeçada, canelada. Na última vez que joguei futebol, quebrei o nariz de um amigo. Eu parti com a bola dominada em direção ao gol e enfiei a testa no nariz do Felipe. Depois dessa, aposentei as chuteiras e nunca mais cheguei perto de uma bola.

Bem, acho que o mundo realmente não está perdendo nada com isso! E pronto! Beijo do pescoçudo e até a semana.