14 agosto 2003

Lista de livros

Tava lendo o blog do João Ximenes Braga (ê, moleque, trabalhar que é bom...), no Globo e pintou uma lista de livros. Fiquei tentado. Aí vai, por ordem de lembrança, e não de importância:

A sociedade contra o Estado, Pierre Clastres (esse é hors-concours, nem devia entrar), Ilíada, Homero; A Pedra do Reino, Susssuna; Viva o Povo Brasileiro, Ubaldo; Of Mice and men/ Cannery Row, John Steinbeck (tenho uma edição pocket com os dois); Admirável Mundo Novo, Aldous Huxley; Pergunte ao Pó, Fante (infelizmente não li a tradução do Leminsky - ainda), tudo e qualquer coisa do Nelson Rodrigues (em especial o Óbvio Ululante), A Festa, Ivan Ângelo; Discurso da Servidão Voluntária, La Boétie; Vidas Secas, Graciliano Ramos, e um que me surpreendeu e pelo qual desenvolvi um carinho especial, Síndrome de Quimera, do meu amigo Max Mallman.

Certamente li muitas das Grandes Obras, mas acho que esses resumem essa mistura revoltada de pseudo-erudição e completa obviedade pop que sou.

Tem um outro, que não me listei mas que me marcou pelo resto da vida: "Era Urso?". Não sei quem é o autor, li quando ainda era bem pequeno, mas tanto a história quanto os desenhos foram determinantes na formação da minha personalidade. Podem rir. Estou à cata de comprá-lo de novo. Em outra ocasião falo dele.