14 agosto 2003

Muito além do dr. Roberto

Por conta do passamento do dr. Roberto, o Centro de Mídia Independente disponibilizou o documentário Muito além do Cidadão Kane, de Simon Hartog sobre a Rede Globo, produzido para o canal 4 da BBC.

Mas antes que a empolgação tome conta de vocês (tem alguém aí fora?), são quatro arquivos de marromenas 100 MB CADA! É, compadres, haja saco. Ainda estou nos 30% do segundo, com mais de meia hora de download. Com sorte, termino antes de completar 85 anos.

O doc tá fazendo exatos dez anos, e tem algumas informações meio defasadas, por ter sido realizado na pré-história da pulverização da audiência causada pelos canais a cabo. Mas apesar das deficiências, é muito bem produzido e, até onde eu vi, imparcial. É um documento fundamental, e na página para o download tem uns links contando a história de sua proibição no Brasil.

Uma das pérolas que pude assistir até agora é o depoimento do dr. Armando Falcão, Ministro da Justiça do governo Geisel (1974-1979) e autor da famigerada Lei Falcão, contando, textualmente, que "O Globo tinha uma posição de apoio aos governos revolucionários (sic), porque o Dr. ... o jornalista Roberto Marinho apoiou a revolução (sic) de março de 1964 desde antes de ela eclodir. Ele foi revolucionário (sic) de primeira hora."

Óbvio, mas não menos assustador. Ainda mais vindo de quem vem...E o melhor é ouvi-lo chamando o hômi de dr. e consertando-se em seguida.

Caso o CMI tire do ar, estou estou disponibilizando tudo no kazaa. Vale a pena ver e espalhar.