04 outubro 2003

harvey pekar de ouro

pare tudo o que estiver fazendo e vá assistir "American Splendor" (maiúsculas! maiúsculas!). vi ontem e fiquei chapado! o diretor (nem sei quem é) fez um caldo maneiro, com toques de documentário entrando pela ficção, com animações etc.

o filme é sobre um camarada chamado harvey pekar (nome que dá piada tanto em português como em inglês), amigaço do Crumb, Robert Crumb (esse também merece maiúsculas!). bom, quando este começou a fazer sucesso com quadrinhos, o pekar ficou tentado a engrossar seu raquítico orçamento da mesma forma. mas o cara era incapaz de traçar uma linha reta no papel. na base dos bonequinho de palito, ele apresenta umas histórias pro Crumb, que imediatamente topa desenhá-las. aí nasceu o gibi que dá nome ao filme. hoje ele tem programa de rádio, blog, vende livros, camisas, bonequinhos com sua estampa etc.

os idiotas da objetividade podem alegar que o sujeito "se vendeu ao sistema", ou qualquer outra baboseira do gênero. ora, direi aos sacripantas, o que há de mal em faturar uns cobres de forma decente, utilizando como matéria-prima apenas a própria vida, e ainda por cima, sem passar absolutamente por cima de ninguém?

enfim, como diria o tim (maia, não lopes), "não perca tempo!" vá no google, digite o nome do gibi e do seu autor e veja o que há. e levante essa bunda gorda da cadeira e vá assistir ao filme qundo entrar em cartaz. no festival ele já tava até legendado.