30 março 2004

as trigêmeas de belleville

the triplets of belleville (arbitrariamente traduzido "as bicicletas de belleville") foi o grande perdedor do oscar de longa de animação deste ano. não chegou a ser uma sacanagem, porque o vencedor, procurando nemo, também é uma obra-prima. mas deu uma pontinha de frustração ver uma produção tão original voltar pra casa de mãos vazias.

meio suspense, meio comédia surrealista, o desenho dirigido por sylvain chomet mistura vaudeville com o tour de france, máfia e jogos de azar, num clima nonsense e animação expresionista e classuda, de qualidade impecável, e praticamente sem diálogos.

há diversas referências divertidas, como uma "ponta" do violonista cigano django reinhardt, uma piada com a marca de queijo francesa la vache qui rit, e sobre as consequências do hábito estadunidense de se empanturrar de junk food, além de um bônus para nós, lusófonos: uma versão impagável de uma casa portuguesa. e por falar em música, a trilha sonora é primorosa, composta quase toda de jazz no estilo "cabaré". o filme também era candidato ao oscar de melhor canção (esse prêmio, sim, roubado).

o filme valeu cada segundo - dos muitos - que esperei para baixá-lo. agora é só esperar a sony tomar vergonha na cara e fazer a distriuição no brazuca. enquanto isso, fique com algumas imagens e um trailer.