22 março 2004

liberdade de expressão ameaçada

lendo o butuca ligada hoje (21/03), fiquei sabendo da censura a que o cris dias foi submetido por uma certa empresa de recolocação profissional (não cito para não correr o mesmo risco. em rio que tem piranha, jacaré nada de camisinha...).

a tal companhia de recursos humanos (????) conseguiu empastelar a publicação de uma reportagem na você s/a, da editora abril (informações no observatório da imprensa), e - pasmo absoluto! - conseguiu tirar a notícia do CMI do ar. procurem o título contendo a palavra "sabotagem".

parece que o interney foi coagido pela mesma empresa, mas não consegui conectá-lo. mais informações nos links anteriores.

por outro lado, a alê felix recebe a intimação de um famoso licor para abandonar imediatamente o uso da marca no título de seu blog.

sinceramente, achei que as únicas enlouquecidas eram as gravadoras estadunidenses (aqui tem um site maneiro de boicote a elas), mas parece que qualquer corporação que se sinta acuada pode apontar seu arsenal para cidadãos. a paranóia capitalista instalou-se, geral. estão tentando controlar um ambiente incontrolável - a própria rede.

nesses momentos, só consigo lembrar aquela velha canção:

vamos fazer nosso dever de casa,
e aí então vocês vão ver
suas crianças derrubando o rei,
fazer comédia no cinema com as suas leis.