02 março 2004

quino e fontanarrosa

a maffalda me lembrou de sua quase xará, de autoria do quino, desenhista argentino que definitivamente não precisa de introdução. acho que todo mundo com um mínimo de acesso à imprensa de massa já viu pelo menos um desenho seu, mesmo sem saber.
(notem pelo seu site que ele também foi vítima da praga dos textos falsos que pululam pela internet. aliás, acho que vou iniciar a campanha "não repassem textos de autores famosos, a não ser que você tenha certeza absoluta da autoria". ok, o slogan ainda precisa ser trabalhado. mas já é um começo.)

já o "negro" (apelido de todo argentino moreno) fontanarrosa é praticamente desconhecido por aqui. a única coisa que saiu publicada dele no brasil foi boogie, o seboso (boogie, el aceitoso), pela l&pm, em 1988. foi ali que conheci e me apaixonei por seu traço & humor. boogie é um assassino de aluguel machão, homofóbico, racista e meio misógino. criado nos anos 70, era uma paródia do dirty harry. pena que a qualidade das reproduções que encontrei não seja das melhores.

dono de um humor muito inteligente e ágil, acho que o grande culpado do total desconhecimento no brasil do fontanarrosa deve-se ao seu personagem principal, inodoro pereyra, el renegau, que existe há mais de 20 anos. inodoro (que em espanhol significa "privada") é un auténtico gaucho de la pampa, que vive num ranchinho com sua mulher eulogia, e seu cachorro falante, mendieta. o problema é que os textos são escritos numa linguagem muito típica do interior, com expressões próprias e com erros de grafia, para se assemelhar mais à fala da gente local. a começar pelo próprio título, "renegau" na verdade deveria ser "renegado", como em português.

daí, meus caros, que é foda de entender. quando consegui os primeiros livros, trocados com um amigo que os surrupiara de um tio mais velho, levei-os para um camarada que manjava o idioma, e obtive como resposta que aquilo não era espanhol. anos depois é que pude contar com um auxílio luxuosíssimo, que me ajudou um tanto com a língua e as piadas.

para quem quiser se aventurar, há alguns trechos de tirinhas em estado pouco melhor, que dão uma idéia do inodoro, por aqui.