05 agosto 2005

in waltinho we trust (?)

dada a minha tendência a prelibar coisas macabras (obrigado, pedro!), sempre imaginei a lambança que seria um filme do on the road. mentira. não pensei, porque nunca achei que pudesse ser feito, sem que a essência "vagamundo" do livro se perdesse ao ser condensada em duas horas. afinal, fora a ida ao méxico, o cara cruza os estados unidos de carro umas três vezes, se não me falha a memória.

mais aí, leio que walter salles tá escalado para dirigi-lo, com produção do coppola. fico mais tranqüilo, porque confio no taco (epa!) e na sensibilidade do rapaz. mas kerouac não é che guevara. "mi primer gran viaje", de onde saiu o "diários...", é muito diferente de "pé na estrada". além de ser um livro de tamanho muito menor (embora talvez até menos descritivo), "mi primer.." parece ser de adaptação mais simples.

mas depois do que fizeram com o asimov, e a bomba que deve ficar a adaptação do john fante (com o colin farrell de bandini! não vou nem passar perto do cinema quando estrear), nada mais me surpreende. pelo menos, no waltinho dá para se confiar.

se bem que estão anunciando um filme dele com a jennifer connely, com a maior cara de ser de terror. veremos...

update: achei uma página que dá umas informações legais sob a bibliografia do fante.