18 setembro 2005

wc fields on the rocks

o comediante americano wc fields era uma figura ímpar. atuante no início do século passado, era um bebum emérito, politicamente incorreto, misógino e dono de um nariz tão indecente quanto o do costinha.

além das caricaturas constantes em desenhos animados dos anos 30, só o conhecia de fama e nome. ontem baixei never give a sucker an even trade, de 1941. um filme médio, com alguns números operísticos meio sem razão de ser cantados pela bonitinha gloria jean, que interpreta sua sobrinha (numa relação meio ambígua para os dias de hoje). no entanto, vale como curiosidade, pela história nonsense e principalmente pelo espírito anárquico do wc fields. além, é claro, da interpretação da nada sutil canção chickens have pretty legs in kansas. só não transcrevo a letra porque não consegui entender direito seu sotaque etílico, e a julgar pela ausência de referências na internet, nem os americanos.

aqui, uma coleção de "aspas" curiosas. para se ter uma idéia do teor, repito uma que já bostejei: "ninguém que odeia crianças e cahorros pode ser de todo mau". para quem sabe inglês, vale a pena absorver as pérolas de sabedoria.