20 setembro 2005

a gente merece?

notícia retirada do blog do noblat:

20/09/2005 ? 18:36

O sobrevivente

No dia 12 de agosto de 1952, Severino Cavalcanti era um caixeiro viajante que negociava jóias e batia perna pelo interior do país. Embarcara num vôo de Cuiabá com destino a Goiânia. Por um problema qualquer, o avião foi obrigado a fazer escala em Rio Verde, pequena cidade de Goiás.

Ali, Severino conheceu Antônio Borges Teixeira, de 21 anos de idade, filho do ex-governador Pedro Ludovico. Um irmão de Antônio, Mauro Borges, mais tarde governaria Goiás e seria deposto pelo golpe militar de 1964. Antônio precisava embarcar com urgência para Goiânia e o vôo estava lotado.

Severino cedeu seu lugar. Antônio embarcou. E o avião caiu antes de chegar a Goiânia. Ninguém sobreviveu.

No último dia 12 de agosto, ainda no auge do seu prestígio como presidente da Câmara dos Deputados, Severino foi homenageado em Rio Verde e recebeu de uma vereadora o que ela chamou de "certidão simbólica de renascimento". Estava feliz, e com razão. Foi paparicado por políticos de quase todos os partidos.

Engana-se quem pensar que amanhã será o dia da morte política de Severino. Ele sairá da Câmara da maneira mais humilhante possível para entrar direto na campanha por um novo mandato de deputado federal. E até seus desafetos em Pernambuco admitem que Severino se elegerá outra vez.


é duro ser brasileiro...