08 fevereiro 2006

e se a piada fosse com você?...

as caricaturas do profeta muhammad (que a paz esteja com ele), e suas conseqüências fora de proporção, foram acompanhadas pelo debate sobre os limites da liberdade de expressão e de imprensa. no entanto, trata-se apenas de respeito às diferenças culturais. a resposta editorial iraniana talvez aponte o tal parâmetro de comparação que todos no ocidente falharam em alcançar para entender o tamanho da besteira que havia sido feita. embora considere a idéia um tanto canhestra, ela poderá ser ilustrativa (perdão pelo trocadalho).

retirado do comunique-se.

EFE: Jornal inicia concurso de charges de holocausto e crimes dos EUA

Teerã, 7 fev (EFE).- O jornal iraniano "Hamshari" convocou em sua edição de hoje um concurso internacional de charges sobre o holocausto e os crimes dos Estados Unidos, sob o título "Onde está o limite da liberdade do Ocidente?".

O diário convocou o prêmio, com a colaboração da casa da caricatura do Irã, em resposta ao jornal dinamarquês que, segundo o meio de imprensa, "convocou vários caricaturistas para insultar os valores do Islã".

"A pergunta dos muçulmanos e da opinião publica é: a liberdade de expressão ocidental permite tratar temas como os crimes dos EUA ou o holocausto, ou é só para insultar o sagrado das religiões do mundo?", afirma o anúncio do jornal.

O "Hamshari" explica que seu concurso não procura se vingar das caricaturas do profeta do Islã, apesar de convocar os artistas a apresentar suas obras em relação com os dois temas mencionados (o holocausto e o crime dos EUA).

O jornal iraniano, propriedade do município de Teerã, acrescenta que os vencedores do concurso serão anunciados na edição do próximo dia 15 de março.