24 fevereiro 2006

fuja da oi como do diabo!


existe hoje uma competição feroz entre duas divisões de uma mesma empresa pelo título de serviço mais incompetente do brasil. são elas a oi e a telemerda (sic).

a oi está atravessada na minha garganta desde outubro, quando meu celular foi roubado. desde então vivo um pesadelo capaz de fazer o kafka levantar do túmulo pedindo ajuda ao pai. passado o "sinistro", fui informado de que conseguiria um novo aparelho com desconto generoso enviando um b.o. à empresa.

cumprida a formalidade, nos avisam da recusa do b.o. por rasura. sendo que ele havia sido enviado por mim mesmo, em perfeitíssimo estado. a invalidação, me explicam, se deu por ser eu o autor da queixa, estando o aparelho em nome da tati. detalhe: na folha do b.o., conforme pedido pela própria oi, seguiram escritas TODAS as informações dela, nome e número do titular e do aparelho, cpf, tipo sangüíneo, cor da calcinha, tudo.

a alternativa que nos deram foi ELA fazer outro b.o. como minha paciência é mais curta até que meu limite no banco, nesse ponto, para desfazer a impressão de que estávamos pedindo um favor para a oi, achamos por bem cancelar o serviço. fui informado de que a multa por rescisão de contrato (o telefone era subsidiado por promoção) seria de R$ 200, mais o valor do aparelho na nota fiscal que era de R$ 50. (o valor total era inferior aos R$ 300 exigidos por contrato, segundo descobri muito depois. ou seja, desconhecimento total das próprias regras).

qual não foi minha surpresa quando chega o boleto com a cobrança de R$ 468,15! ligo para lá espumando, e proponho que o funcionário que me atendeu e o supervisor que o informou do valor paguem a diferença, pela desinformação de ambos.

lição número 1 sobre com incompetência empresarial: sempre que ligar para uma empresa, seja para reclamar, pedir um conserto ou serviço qualquer anote tudo: a hora da ligação, o nome do atendente, e o número de protocolo da ligação. eles são capazes de dizer que vc não ligou.

oferecem-me uma contestação de valores, para análise em 15 dias, sem, entretanto, garantia de reajuste. findo o prazo, baixam o valor para R$ 144,15, sem saberem por qual razão. mas depois, quem disse que o boleto chegava? todas as quatro vezes em que liguei pedindo para pagar (!), a resposta foi "estamos abrindo um novo pedido de envio de fatura. caso ele não chegue em cinco dias úteis, pedimos que o sr. entre em contato conosco". demorou quase um mês para que eu visse a cor da maldita. paguei na hora, mas errei em não ligar confirmando o pagamento.

lição número 2 para lidar com incompetência empresarial: nunca subestime a capacidade alheia de emporcalhar um serviço.

quando acho que o caso todo já tinha virado piada de mesa de bar, chega HOJE em casa um novo boleto, cobrando R$ 14,04 por multa e atraso e mora da primeira fatura -- a que nunca chegou. agora me pediram para ligar na quinta depois do carnaval, pois o sistema (sempre o famigerado sistema) não estava no ar. vai ver já tinha ido para a região dos lagos tomar umas cervejas.

donde só posso concluir que, como diz a tati, devo ter limpado a bunda no santo sudário. só isso explicaria tal provação.