22 março 2006

ainda sobre pirataria

só para contextualizar, ontem o segundo caderno do globo apresentou a seguinte matéria em sua página 2, assinada pelo antônio carlos miguel:

Novos discos de Marisa Monte não podem ser copiados para iPod

Fãs de Marisa Monte também adeptos do admirável mundo novo dos iPods reclamam da EMI, que distribui mundialmente os dois novos CDs da cantora, "Universo ao meu redor" e "Infinito particular". Essa tribo tem encontrado barreiras para passear pelo universo musical de Marisa: o novo sistema anticópias usado pela EMI -- que se diz valer desse artifício para frear a pirataria -- não é compatível com a tecnologia dos iPods (ou com o programa iTunes, usado nos tocadores de música digital da Apple).

(...) Informação confirmada por Marcos Maynard, presidente da EMI.

-- Esse bloqueio para iPod é anunciado na contracapa dos CDs, e essa é uma lei mundial da EMI, não fui eu quem inventou e se aplica a todos os nossos artistas -- diz Maynard, explicando que até dezembro do ano passado o sistema CDS 200, criado em 2002, não permitia cópia alguma, mas, desde janeiro deste ano, o novo programa, CDS 300, possibilita até três cópias por CD, menos para iPods. (...)

Mas a ferramenta da EMI pode se virar contra a empresa, e induzir muitos dos consumidores a usarem o (condenado pelas gravadoras) download grátis na internet. Os dois novos discos de Marisa já rodam pelo universo sem fronteiras da rede, em sites de troca de música digital como eMule, soulseek. O que não diminui a fúria de seus fãs. "Marisa está dando uma de Metallica" (referência ao grupo de heavy metal americano, que fez campanha contra o programa Napster, um dos primeiros sites de troca de música pela internet), escreve um leitor. "Esse sistema anticópia é uma vergonha e penaliza o comprador legal do CD", argumenta outro. (A.C.M.)


*******************************

depois disso, fui procurar no emule, e não é que os dois estavam mesmo lá? devidamente baixados, os arquivos descompactados, além das músicas, continham a seguinte mensagem:

LEIA!!!

Após baixar as músicas, compartilhe-as!!!
Vamos mostrar para a Indústria Fonográfica que
criar mecanismos de proteção contra pirataria é ilegal,
imoral e inútil.

Ilegal porque fere o Código de Defesa do Consumidor;
Imoral porque a Indústria Fonográfica parte do princípio que todos os consumidores são criminosos;
Inútil porque é muito fácil quebrar a proteção. Eu o fiz em 5 minutos.

Compartilhe as músicas. Deixe que outros tenham o mesmo direito que você teve.
Compartilhe-as separadamente e zipadas também.


*******************************

sim, senhor. independente da qualidade, vou mantê-los por questões políticas. afinal, guerra é guerra.