18 setembro 2008

enquanto seu lobo não vem...

como a vida anda acelerada e a agenda, cheia, vou bostejando uns troços legais que cato pela aí, só para não deixar o espaço morrer de vez.

o texto a seguir é a transcrição da coluna do max geringher (mundo corporativo) na rádio cbn, do dia 26 de fevereiro. fez muito sucesso entre os colegas do "selviço".

Nomenclatura de cargos é semelhante em todas as empresas

Os nomes podem variar um pouco, mas de modo geral a nomenclatura dos cargos é bastante semelhante em todas as empresas. Aqui vão os títulos e as respectivas definições:

PRESIDENTE – é o inquilino temporário da cobertura do organograma, com direito a banheiro privativo. É o mesmo que CEO, só que sem sotaque.

DIRETOR E VICE-PRESIDENTE – no fundo, é a mesma coisa. A diferença está no jeito de falar. Enquanto o diretor fala: “Isso aqui está uma bagunça total!”, um vice-presidente diria: “A presente situação requer uma imediata implementação de uma governança corporativa”.

GERENTE – um profissional graduado que ainda não entendeu o que a diretoria espera dele. Quando ele fala em futuro, é acusado de ser pouco operacional. Quando bota a mão na massa, é criticado por não ter visão estratégica.

MANAGER – o mesmo que gerente, só que tem password em vez de senha.

SUPERVISOR – na visão da alta cúpula, é alguém cuja opinião deve: a) ser constantemente solicitada; b) ser imediatamente descartada.

FUNCIONÁRIO – é um indivíduo que ocupa uma função hierárquica semelhante a de uma infinidade de outros indivíduos. Mas, mesmo escondido nesse aparente anonimato, é o profissional mais mencionado nas conversas dos altos escalões. P.ex.: “o funcionário não sabe valorizar o que fazemos por ele”.

ESTAGIÁRIO – é um jovem que se saiu bem em uma infinidade de testes, nos quais foi medida a sua capacidade para se sair bem em uma infinidade de testes.

Se isso tudo pareceu confuso, vamos ao chamado “Organograma Simplificado”:

SUPERIOR HIERÁRQUICO – é o que conta uma piada sem graça;
SUBORDINADO CONSICENTE – é o que ri;
SUBORDINADO ALTAMENTE POTENCIAL – é o que pede para ele contar outra.