16 março 2006

com que livro eu vou?

outro dia, baixei fahrenheit 451, do truffaut (costumava dizer que os filmes dele eram tão legais que nem pareciam franceses. maldade pura...). inspirado num conto do ray bradbury, o filme se passa num futuro próximo, quando as autoridades proíbem os livros, com o argumento de que a leitura leva a anti-sociabilidade, e faz com que leitores julguem-se melhores que não-leitores. existe até uma brigada de bombeiros, apenas para queimá-los (o título é uma referência à temperatura de combustão do papel, que dá uns 232 celsius).

os renegados fogem para viver nas florestas, e formam uma confraria de "homens-livro", onde cada um decora um exemplar palavra por palavra, como forma de preservar as narrativas e, ao mesmo tempo, libertarem-se do papel. antes de morrerem, eles passavam as histórias para herdeiros mais novos. com o tempo, eles acabam se transformando nos livros, a ponto de se apresentarem como "as crônicas marcianas, de ray bradbury" (onde está o conto original); "a ilíada, de homero"; ou "os miseráveis, de victor hugo".

isso me impressionou tanto que passei dias pensando que livro seria, se tivesse que escolher um exemplar para saber de cor, ou mesmo me "representar". não cheguei a uma conclusão, mas talvez ficasse entre "as mil e uma noites" e o "i-ching".

e vocês? que livro seriam?