23 junho 2006

o lobo (pensante) solitário


a revista f., tocada pelo allan sieber, leonardo e arnaldo branco é hoje o que a chiclete com banana foi nos anos 80 e a animal nos 90. nesse número, fizeram uma entrevista etílica com o fausto wolff, gaúcho de santo ângelo, escritor, candidato a presidente, e que num país um pouco menos filho da puta, seria considerado o maior jornalista do país (e isso é um elogio!). separo duas declarações do lobo -- uma de seu discurso de posse. depois transcrevo um texto genial de seu alter ego, nataniel jebão:

"Eu voltei lá [em Santo Ângelo], me convidaram para um negócio chamado 'Diáspora'. Esse negócio de diáspora é negócio de judeu... meu pai e minha mãe saíram daqui porque estavam sem grana... então não foram corridos (risos). Tudo bem. Aí eu vou fazer a palestra e tinha que receber uma Comenda do prefeito. Aí eu deia a palestra e eu pergunto 'onde está o prefeito'? O prefeito tinha ido embora. Teve um cara que era um santangelense que aparentemente tinha se dado bem na vida, um cara que eramicrocirurgião. Aí veio o microcirurgião 'ah, mas a minha carreira, é difícil, microcirurgião e tal, mas eu também escrevo poesia'. E disse duas ou três poesias. Aí me chamaram no palco, e eu: 'Meu nome é Fausto Wolff, eu escrevo poesia, mas nas horas vagas sou microcirurgião' (risos). 'Se vocês não acreditam, se alguém tem algum problema...' (risos). É claro que não sou uma pessoa muito bem querida em Santo Ângelo (risos)".
******************************
"L: O negócio da sua candidatura. Fausto Wolff presidente. Primeiro de janeiro de 2007. Discurso de posse.
Minhas senhoras e meus senhores, terei que dizer certas coisas que certamente machucarão algumas pessoas. Essas pessoas eu sugiro que comecem a ri rapidamente porque o meu secretário, o Jonhonho (risos) já está ligando para todos os aeroportos do país. Fechando (risos). de modo que esse meu governo vai ser um governo que eu tenho certeza que agradará a todos. Esse meu governo será pai e mãe. Quem não tiver uma casa, terá. Quem não tiver emprego, terá. Quem não tiver hospital, terá. Quem não tiver terra para plantar, terá. E em termos de terra, acabei de dizer ao meu ministro da agricultura o seguinte: que compre todas as terra que não estiverem sendo usadas. E nós vamos pagar o que os proprietários delas declararam para o Imposto de renda. De modo que a Reforma Agrária já está resolvida. A Reforma Educacional: o Estado é responsável pela educação de todas as crianças. Aquele que depois da educação secundária quiser se especializar em uma universidade, será pago pelo governo, e devolverá ao governo assim que cursar. A partir de hoje, todos somos reponsáveis por todos. A partir de hoje, todos os pais são pais de todas as crianças. A partir de hoje todos poderão se queixar ao Estado. Poderão se queixar no bairro, no município, no estado ou em escala federal. A partir de hoje não há mais propaganda eleitoral. A partir de hoje não há mais propaganda eleitoral. Enfim, a partir de hoje, todos os presídios serão examinados. E quem não tiver que estar no presídio será livre. Coisas absolutamente simples."
******************************
Se ele saísse mesmo como candidato, não anularia meu voto.